terça-feira, 22 de setembro de 2015

Ilha do Mel - um encanto de belezas naturais

Praias, aventura e beleza natural são os atrativos da Ilha do Mel, que pertence a Paranaguá, no Paraná. Com uma área de 27,5 quilômetros quadrados, sendo 35 quilômetros só de praias. A maioria é selvagem, emoldurada pela Mata Atlântica e com características únicas.

Atrativos
Fortaleza é praticamente deserta, enquanto Encantadas é o point do agito e praia Grande oferece as melhores ondas para a prática do surf, conhecida internacionalmente pelos surfistas. A Ilha se divide em Nova Brasília e Encantadas.
A Ilha do Mel é uma reserva ecológica tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, e tem  acesso limitado e recebe, no máximo, cinco mil pessoas por dia. É uma maneira de evitar a degradação.
Por ser plana a ilha incentiva as longas caminhadas rumo aos cartões-postais. Partindo de Nova Brasília, uma das trilhas mais bonitas e famosas leva ao Forte Nossa Senhora dos Prazeres, erguido no século 18 nas areias da praia da Fortaleza. A caminhada à beira-mar dura uma hora e vale o esforço. Chegando na construção, suba até o topo para apreciar os canhões históricos e a belíssima vista panorâmica. 

Do outro lado da ilha, encare a escadaria que conduz ao Farol das Conchas, também com um visual desconcertante. Estique a passeio até a praia de Fora das Encantadas. Lá, uma gruta alimenta a imaginação dos ilhéus com lendas de sereias.

Para os mais radicais há opções também: um voo de parapente, saindo do Morro do Sabão.

Como chegar
O acesso ao paraíso é feito de barco, partindo de Paranaguá (1h 30min de travessia) e Pontal do Paraná (30 minutos de travessia).
Na ilha, só é permitido circular a pé ou de bicicleta. Nos terminais de embarque existem estacionamentos para veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário